Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

O trabalho dos apoiadores do Projeto “Sífilis Não” nos territórios é o tema central de duas produções audiovisuais lançadas, nesta sexta-feira (19), pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), por meio de uma cooperação técnica com a Universidad Complutense de Madrid (UCM). A primeira delas é o documentário “Um passo à frente: o apoiador como mobilizador do enfrentamento à sífilis no Brasil”. A segunda é uma websérie, com seis episódios, que apresenta conteúdos inéditos, produzidos durante as gravações desse documentário.

A captação de imagens e de entrevistas foi conduzida pelo Núcleo de Pesquisa Audiovisual do LAIS/UFRN, de agosto a outubro de 2021, e a montagem foi finalizada em abril de 2022. A equipe visitou as cinco regiões brasileiras. Em cidades dos estados da Bahia, Ceará, Amapá, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, apoiadores, que atuaram nos 100 municípios considerados prioritários para o combate à doença, deram depoimentos sobre a realidade de cada lugar.

Essas produções começaram a ser pensadas em novembro de 2020, após a finalização da primeira edição da Conferência Nacional de Experiências do Projeto “Sífilis Não”: apoiadores em ação (CONEPS). Kaline Sampaio, diretora geral do documentário, enfatizou o início desse trabalho: “nós tivemos a oportunidade de gravar todas as apresentações dos relatos de experiências dos apoiadores nos territórios para esse evento científico que aconteceu de forma híbrida, por conta da pandemia da covid-19, ali já vimos o potencial de muitos deles e tivemos a ideia de contar algumas histórias”.

Diana Coelho, produtora do documentário, esclarece que a intenção foi “mostrar o benefício das ações do projeto para a população dessas comunidades, destacando o papel dos apoiadores em mobilizar e articular ações para o enfrentamento à sífilis”. Ainda de acordo com Diana Coelho, cinco experiências foram evidenciadas para mostrar os desafios enfrentados e o impacto dessa iniciativa nacional de saúde pública.

Para José Jiménez, diretor do Centro de Criação de Conteúdos Audiovisuais e Digitais para Investigação e Ensino (CREAV) da UCM: “foi uma das melhores experiências que tive em nível profissional e pessoal, desde que me tornei professor, estabelecendo uma excelente sinergia de trabalho”. Durante uma semana, o professor visitante atuou como diretor de cena e produtor em gravações nas cidades de Goiânia/GO e Fortaleza/CE.

Os produtos audiovisuais foram lançados por meio do Projeto TerCiência, uma ação baseada na parceria do LAIS/UFRN com a universidade espanhola que visa compartilhar informações sobre pesquisas científicas com uma linguagem de fácil compreensão. “O resultado de todo esse trabalho reflete um pouco do esforço, da versatilidade e da importância do pesquisador apoiador para fazer o Projeto ‘Sífilis Não’ chegar a todos os recantos de um país tão grande como o nosso”, conclui Kaline Sampaio.

Sobre o “Sífilis Não”

Lançado em 2017, o Projeto de Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de Atenção para Resposta Rápida à Sífilis, mais conhecido como Projeto “Sífilis Não”, é resultante de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entre outras organizações. O principal objetivo do projeto é contribuir, com outras ações (federais, estaduais e municipais), no enfrentamento à infecção de sífilis no território brasileiro.

Acesso às produções

Os conteúdos podem ser acessados no Canal do LAIS no YouTube, além dos perfis no Laboratório nas redes sociais. Basta clicar nos links: <https://bit.ly/DocApoioSífilis>, <https://www.instagram.com/laishuol/> e <https://www.instagram.com/sifilisnao/>.